Dez profissionais serão agraciados com o Prêmio Pesquisador Gaúcho, promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs). A premiação, que chega à oitava edição, será entregue nesta quinta-feira (18), a partir das 20h30min, na Fiergs, em Porto Alegre.
Criada com o objetivo de reconhecer o trabalho dos pesquisadores nas mais diversas áreas do conhecimento, a distinção enaltecerá jovens cientistas e pesquisadores atuantes com relevância para o desenvolvimento do Estado. Dez categorias serão contempladas: Pesquisador Destaque em Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciência para a Redução das Desigualdades, Química, Indústria, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Jovem Pesquisador e Pesquisador Empreendedor.
A temática desta edição acompanha o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Ciência para a Redução das Desigualdades –, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. A Fapergs também fará um destaque especial aos nove Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia existentes no Estado. Presidente da fundação, Odir Dellagostin destacou o alto nível dos inscritos:
– Vários mereceriam esse reconhecimento. O prêmio é extremamente importante porque é uma oportunidade de reconhecer verdadeiros heróis. Temos, no Estado, pessoas que contribuem para o avanço do conhecimento que muitas vezes trabalham no anonimato. O resultado do trabalho do pesquisador geralmente são publicações científicas, das quais a sociedade em geral normalmente não toma reconhecimento. É a ocasião de reconhecê-los e homenageá-los.
CONHEÇA OS PREMIADOS
Destaque em Ciências Sociais Aplicadas
Maria Amélia Bulhões – UFRGS
Crítica de arte e professora titular do Departamento de Artes Visuais da UFRGS, pesquisadora do CNPq, docente e orientadora no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRGS, preside a Associação Brasileira de Crítica de Arte e integra o Conselho da Associação Internacional de Crítica de Arte. Também é doutora em História Social pela USP e pós-doutora na Universidade de Paris I, Sorbonne e na Universidade Politécnica de Valencia. Sua pesquisa atual tem ênfase nas articulações da arte contemporânea com a internet.
Destaque em Ciências Biológicas
Angela Terezinha de Souza Wyse – UFRGS
Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, professora de Bioquímica na UFRGS, mestre e doutora em Ciências Biológicas pela UFRGS. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Atua nas áreas de bioquímica e neurociência, com ênfase em neuroproteção e doenças neurometabólicas hereditárias. Publicou mais de 350 artigos científicos e formou mais de 60 mestres e doutores. Há mais de cinco anos, desenvolve um projeto para crianças de escolas públicas de Porto Alegre, para incentivar o gosto pelo estudo e pela ciência.
Destaque em Ciência da Computação
Luís da Cunha Lamb – UFRGS
Professor do Departamento de Informática Teórica do Instituto de Informática, é pró-reitor de pesquisa da UFRGS. Bacharel e mestre em Ciência da Computação, ambos pela UFRGS, Obteve seu PhD pelo Imperial College London e realizou estágio pós-doutoral no Group of Logic, Language and Computation do King’s College London. Atua em temas relacionados a teoria da computação, machine learning e aplicações de lógicas em computação neural, computação social, inteligência artificial e engenharia de software.
Destaque Especial em Ciência para a Redução das Desigualdades
Aluísio Jardim Dornellas de Barros – UFPel
Médico, é mestre em Estatística Médica e doutor em Epidemiologia, ambos pela London School of Hygiene and Tropical Medicine. É professor titular da Universidade Federal de Pelotas e docente na Pós-graduação em Epidemiologia. Junto ao professor Cesar Victora, fundou, em 2009, o Centro Internacional para Equidade em Saúde da UFPel, parceiro da Organização Mundial de Saúde e do Unicef. Pesquisa métodos estatísticos para análise de dados em saúde e para avaliação de desigualdades.
Destaque em Química
Érico Marlon de Moraes Flores – UFSM
Graduado em Química Industrial pela UFSM, mestre em Química pela UFSM e doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e dos Materiais pela UFRGS. Tem experiência na área de química analítica e de controle de qualidade de fármacos, com ênfase em análise de traços, intensificação de processos industriais e química ambiental, preparo de amostras, controle de qualidade de nanomateriais, espectrometria atômica e análise de medicamentos. Possui patentes de inovação tecnológicas no país e no Exterior.
Pesquisador em Indústria
Daniel Teixeira – Indústria Mecânica NTC
Graduado em Engenharia Mecânica pela UFRGS, mestre em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UCS e doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais pela UCS. É gerente industrial na NTC Moldes e Plásticos, atuando no desenvolvimento e fabricação de produtos plásticos moldados por injeção para indústria automotiva, eletrônica, alimentícia e outras.
Destaque em Ciências Exatas e da Terra
Pedro Luís Grande – UFRGS
Graduado em Física pela UFRGS, doutor em Física pela UFRGS e pós-doutor pelo Instituto Hahn-Meitner, em Berlim, na Alemanha, e pelo Departamento de Engenharia de Materiais da Australian National University. É professor da UFRGS e coordenador do Laboratório de Implantação Iônica. Tem experiência na área processos de colisão e interações de átomos e moléculas, atuando principalmente nos temas perda de energia (energy loss), implantação iônica, análise e modificação de materiais por feixes iônicos.
Destaque em Engenharias
Hélio Leães Hey – UFSM
Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas, mestre na área de Eletrônica de Potência e Acionamento Elétrico e doutor na área de Sistemas de Energia, ambos na Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutor na área de Tecnologia Eletrônica pela Universidad de Oviedo, na Espanha, é professor da UFSM, atuando no ensino e na pesquisa nos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Controle e Automação e na pós-graduação. Desde 2014, dirige a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFSM.
Prêmio Jovem Pesquisador
Angenor Geovani Auler – UERGS
Graduado em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia na Uergs, fez estágios extracurriculares na área de fruticultura na empresa Obstbau Georg Pfisterer, na Alemanha, e na área de cultivo de plantas frutíferas na empresa Tharfield Nursery, na Nova Zelândia. Participou do programa Ciência sem Fronteiras na Queensland University of Technology, na Austrália. É bolsista de iniciação cientifica da Fapergs na Uergs, onde desenvolve pesquisas sobre biomassa, visando a produção de biomateriais, biocombustíveis, bioenergia e bioquímicos.
Prêmio Pesquisador Empreendedor
Rodrigo Coelho Barros – PUCRS
Bacharel em Ciência da Computação pela UFPel, mestre pela PUCRS e doutor pela USP. Foi pesquisador visitante na University of Kent, no Reino Unido. Recebeu prêmios da Sociedade Brasileira de Computação e da Capes por sua tese de douturado, Projeto Automático de Algorítimos de Indução de Árvores de Decisão. Venceu duas vezes o Google Research Awards for Latin America e orienta alunos de mestrado e doutorado em temáticas centradas no aprendizado de máquina e na computação evolutiva.