Muitas pessoas acordaram uma hora mais cedo nesta segunda-feira (15) depois de seus smartphones mudarem para o horário de verão antes do determinado pelo governo brasileiro. Diversos relatos inundaram as redes sociais, predominantemente por parte de usuários de iPhone que são clientes da Tim. Em contato telefônico, a operadora afirmou que ainda está apurando as possíveis causas do problema. Há também alguns relatos de usuários de Android que enfrentaram o mesmo problema.
O horário de verão geralmente se inicia na metade de outubro. Porém, neste ano, a data foi alterada duas vezes, a primeira por conta das eleições e a segunda pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No fim das contas, o horário de verão só vai começar no dia 18 de novembro.
Por este motivo, alguns telefones que estavam com a opção de ajuste de horário automático adiantaram os relógios em uma hora. Ainda não se sabe o que realmente proporcionou o erro. Na manhã desta segunda-feira (15), as palavras “Apple” e “iPhone” estavam entre os tópicos mais comentados do Twitter. A empresa norte-americana até o momento não se pronunciou sobre o ocorrido. A reportagem de GaúchaZH tentou contato com a Apple, mas não obteve sucesso.
Saiba como corrigir o horário no iPhone
Vá até opção “Ajustes”, clique em “Geral” e logo após em “Data e Hora”. Desmarque a opção “Automaticamente”. Caso o horário permaneça incorreto, toque em “Fuso Horário”, digite sua cidade e confirme a operação.
E lembre-se, neste ano o horário de verão começa no dia 18 de novembro e termina em 16 de fevereiro de 2019. Marque a data no calendário para não perder a hora.