No momento em que celebra a marca de 200 milhões de usuários diários nos Stories, o Instagram anuncia novas funcionalidades que tornarão a rede social ainda mais parecida com os concorrentes. A tentativa de "emular" o Snapchat já é antiga estratégia do aplicativo de Mark Zuckerberg. Agora, no entanto, o alvo passou a ser também o Pinterest.
Leia também:
Reactions no Messenger, Stories e Direct: as novidades do Facebook
Atualização do Messenger permite compartilhar a localização do usuário
Depois do Stories e do Status, a "novidade" é o Messenger Day
Com a "mini-selfie", que já está disponível aos usuários brasileiros, é possível inserir pequenas imagens de suas expressões faciais em um vídeo ou foto do Stories. Para usar o recurso, basta selecionar o ícone em que aparece uma câmera, dentro do menu dos stickers.
A "mini-selfie" pode ter o tamanho e as bordas ajustados pelo usuário, que ainda pode combinar o efeito com outros recursos, filtros e figuras. A funcionalidade pode ser usada também para brincar de "trocar de rosto" com seus amigos – similar ao filtro já existente no Snapchat.
Outro recurso novo é a possibilidade de fixar uma figura a um lugar específico de um vídeo – e vê-la se mover em sincronia com a ação das imagens. Para isso, basta tocar e segurar o dedo em uma figura e marcar "fixar". Múltiplos stickers podem ser adicionados ao seu vídeo (sim, exatamente como no Snapchat).
O Instagram também anunciou que irá implantar "geostickers", ou seja, figuras personalizadas para cada localidade. Nesta altura do texto, não é preciso dizer qual aplicativo foi o pioneiro em tal função, né?
Até o fim desta semana, o app irá lançar o "Coleções". A funcionalidade permite catalogar em álbuns as fotos salvas. A novidade adiciona a essência do Pinterest ao Instagram.