A tentativa de outras redes sociais se aproximarem do boom chamado Snapchat fica mais clara a cada anúncio de atualização.
Como identificar notícias falsas no Google e no Facebook
Nesta segunda-feira, foi a vez do Instagram divulgar duas novidades, que, ao que tudo indica, buscam abandonar o status de um app de contemplação de fotos, para fazer do Insta uma rede social que estimula a interação.
Twitter anuncia o fim do Vine, sua rede social de vídeos rápidos
Com versões para Android e iOS, o Insta, agora, possibilita transmissões ao vivo no Instagram Stories – lançado em agosto deste ano – e o envio de fotos que somem dentro da ferramenta Direct. Conforme a rede social, a atualização será gradual e não há uma data definida para esteja disponível para todas as contas.
Como funciona o Live
Para fazer uma transmissão ao vivo no Instagram, deslize para a direita o feed de posts. Assim, a câmera se abrirá. Em seguida, toque no botão "Iniciar vídeo ao vivo". Seus amigos poderão receber uma notificação do "Live".
Para saber quando alguém que você segue está em um live, você deve observar a palavra "Live", na barra do Instagram Stories. Durante a transmissão, será possível comentar e curtir o conteúdo.
Diferentemente do Facebook, em que o vídeo segue disponível mesmo após a transmissão, o live do Stories apaga as imagens logo após a exibição. O tempo máximo de duração é de uma hora.
Como funcionam as novas funções do Direct
Conforme a rede social, o Direct segue o mesmo funcionamento. A diferença é que, agora, é possível usar o mecanismo que apaga as mensagens de forma instantânea. Para usar, basta deslizar para a direita e acessar a câmera para tirar uma foto ou vídeo e, em seguida, tocar no ícone do "Direct" para enviá-la para um amigo, várias pessoas, um grupo ou até mesmo criar um novo grupo.
Logo após as imagens serem visualizadas pelos destinatários, elas irão desaparecer. A novidade vale tanto para quem tem conta pública como para os usuários privados.
Assim como no Snap, Direct irá notificar o usuário caso alguém tenha visto mais de uma vez a mensagem enviada ou, ainda, tenha feito um print da tela e salvado o conteúdo.