O WhatsApp deixará de funcionar em cinco plataformas de celular até o final do ano: no BlackBerry (incluindo BlackBerry 10), no Nokia S40, no Nokia Symbian S60, no Windows Phone 7.1 e em versões antigas do Android (2.1 e 2.2). O aplicativo fez o anúncio no último sábado, na semana em que completou sete anos de existência.
Em seu blog, a empresa justificou o encerramento afirmando que deseja concentrar esforços nas plataformas de celular usadas pela maioria das pessoas hoje em dia.
Leia mais:
"Amei", "uau", "grr": Facebook lança novos botões para interagir com o conteúdo
Mark Zuckerberg anuncia parceria com a Samsung para impulsionar a realidade virtual
"Esta foi uma decisão difícil de ser feita, porém foi a decisão certa para que pudéssemos oferecer às pessoas melhores maneiras de manter contato com família, amigos e entes queridos utilizando o WhatsApp", diz o comunicado.
Segundo a publicação, em 2009, quando o aplicativo surgiu, cerca de 70% dos smartphones vendidos possuíam sistemas operacionais desenvolvidos pela BlackBerry e pela Nokia. Atualmente, os sistemas operacionais móveis oferecidos pela Google, pela Apple e pela Microsoft somam cerca de 99,5% das vendas.
A companhia sugere que os usuários das plataformas que terão o aplicativo desligado adquiram um aparelho Android, Apple ou Windows Phone mais atual até o fim de 2016.