Marcos Piangers está em Austin, no Texas (Estados Unidos), para assistir aos eventos do South by Southwest (SXSW), festival de música, cinema, TV, tecnologia e tendências que ocorre até o dia 20. Veja abaixo um resumo do que ele viu e fez no fim de semana.
Auerbach e Casablancas
Grata surpresa, a banda The Arcs abriu na sexta um show exclusivo para cerca de 250 pessoas, em um evento da Samsung. A banda é liderada pelo vocalista do Black Keys, Dan Auerbach, e apresenta canções que lembram muito o som dessa banda. Com duas baterias (!) e muitos solos de guitarra, foi um ótimo aquecimento para o show mais esperado da noite, The Strokes. "Em muitos sentidos, eu sinto falta dos velhos tempos". Com esta frase, da música Someday, os Strokes subiram ao palco. Há dois anos, aqui no SXSW, Julian Casablancas e Albert Hammond Jr. se apresentaram, cada um com sua banda solo. Neste fim de semana, relembraram os bons tempos, com algum distanciamento. A banda não se falou durante o show, e em poucos momentos Casablancas falou com a plateia. Nem precisava: os Strokes tocaram todos os grandes hits, terminando com What Ever Happend: "eu quero ser esquecido / eu não quero ser lembrado". Acho brabo.
Adeus, Maracanã
Testei no sábado uma experiência de realidade virtual no salão da Comcast. Era um vídeo imersivo em uma pista de corrida de Fórmula-Indy. O vídeo vai colocando você sentado na arquibancada, cada vez mais perto da pista, até entrar dentro do carro e participar de um acidente em plena corrida. Apesar da imagem ser um pouco nublada e, por isso, a imersão não ser 100% perfeita, a experiência é impressionante. Me fez pensar que, em um futuro breve, não haverá mais motivo para ir até um estádio de futebol.
Imagina no Guaíba
Sábado à noite foi dia de cinema ao ar livre no SXSW. Com o lindo skyline de Austin ao fundo, na beira do Rio Colorado, dois filmes alternativos foram exibidos: Heavy Metal Parking Lot (1986) e Darkon (2006). Fica a dica, Porto Alegre.
Delícias picantes
Austin, orgulhosamente, se proclama a capital da comida de rua. Devido à forte influência da cultura mexicana, os breakfast tacos e a comida picante são fartamente distribuídas em centenas de food trucks espalhadas pela cidade. Este ano, pela terceira vez, o festival montou o SouthBites, um espaço com dezenas de food trucks reunidos onde você pode provar sanduíches de todos os tipos, por cerca de US$ 8 cada. Na foto, um toasted chicken, deliciosamente picante.
Vai por mim
Hiroshi Ishiguro, professor na Universidade de Osaka, desenvolveu um androide dele mesmo, ou um geminoide. A ideia de Ishiguro é que, no futuro, possamos usar androides operados remotamente para ir ao trabalho e fazer reuniões a distância. O geminoide tem, inclusive, capacidade de traduzir idiomas, No ano passado, um outro geminoide passou pelo SXSW: Gina 48, desenvolvido por Martina Rothblatt, da United Therapeutics.
Mr. Robot
Uma das séries de maior destaque no SXSW este ano é Mr. Robot, com Christian Slater e Rami Malek. A série foi aclamada pela crítica e pelo público e venceu, em janeiro, o Globo de Ouro nas categorias melhor seriado dramático e melhor ator coadjuvante (Slater). Além do painel que divulga a segunda temporada, houve uma festa no centro de Austin com elementos da série _ fliperamas, jogos de parque de diversão e uma roda gigante.
Eu, astronauta
A Nasa está sempre presente no SXSW com ativações. Este ano, a agência trouxe à Austin uniformes, miniaturas desmontáveis e um óculos de realidade virtual que coloca você no meio de um lançamento de um foguete espacial.