Marcos Piangers e Luciano Potter estão em Austin, Texas, nos EUA, para contar todas as novidades do SXSW. A dupla destaca quatro momentos do evento.
Por Marcos Piangers
Ídolos
Obviamente que uma das coisas mais legais do SXSW é ver uma série de ídolos pessoais bem de perto. Este ano, uma palestra que eu acho imperdível é a do JJ Abrams, o criador da série Lost e diretor de filmes incríveis como Cloverfield, Star Trek e o último Guerra nas Estrelas. Ele vai subir ao palco para falar de cinema e também de tecnologia. Abrams é investidor em um novo app de vídeo, o KnowMe, que permite a criação e edição de vídeos de forma muito simples. No South by Southwest, arte e tecnologia se misturam pra definir como vai ser o futuro.
Transporte
Eu sei que todo mundo está empolgado com o Uber e com a possibilidade de carros que se dirigem sozinhos. Eu também estou. Mas uma coisa que me empolga muito é o Hyperloop. Pra quem não conhece, este é um modo de transporte completamente revolucionário. São tubos de vácuo, que podem transportar pessoas e cargas a mais de 6,5 mil km/h. Isso significa que você poderia atravessar os EUA em 45 minutos ou ir de NY até a China em duas horas. Isso sem gasolina e sem destruir o ambiente. O CEO da HyperLoop, Dirk Ahlborn, vai falar no palco do SXSW.
Mídia
Tô muito empolgado este ano pra ver a palestra do Jim Bankoff, o CEO da Vox Media, uma empresa pouco comentada no Brasil mas pela qual eu sou apaixonado. A Vox tem sites dedicados a tecnologia, comida, jogos, política e trata de todos esses assuntos de forma moderna e afinada com o presente. Eu acho a Vox Media a empresa de mídia do futuro: distribuindo conteúdo nas redes sociais, trabalhando muito vídeo e storytelling, entregando informação com qualidade, independentemente da plataforma. Na Atlântida, a gente trabalha pra chegar perto disso. No SXSW 2016, a gente vai aprender mais.
Tecnologia
Todos os anos o SXSW tem um tema, uma discussão que é o papo dominante. Por exemplo, em 2013, só se falava em impressão 3D. Em 2014, o tópico principal foi a moeda virtual Bitcoin. Ano passado, o grande assunto foi inteligência artificial, os perigos e desafios de um mundo em que os robôs serão mais inteligentes que os humanos. Este ano, pelo jeito, o grande assunto é VR, ou realidade virtual. Além de painéis sobre o Oculus Rift do Facebook e o cardboard do Google, a Samsung terá uma casa de experiências com o Gear VR e cadeiras imersivas com conteúdos em 4D.
Por Luciano Potter
NBA nas redes
É o primeiro SXSW que vou. Por isso, tudo é absolutamente mágico pra mim! São oito palestras por dia com temas que focam em enxergar as coisas de uma maneira ágil, prática, bonita e pra frente! O que encanta é o leque de assuntos. Exemplo: hoje assistirei uma palestra sobre como os times da NBA trabalham as redes sociais. Com seguidores em várias partes do mundo, os caras precisam de engajamento de culturas diferentes e tal. Uma boa sacada para a gurizada que tá estudando comunicação e quer trabalhar com esportes.
Futuro
Uma sacada do SXSW: os caras pensam, com as centenas de palestras que disponibilizam, com olhos no futuro. Olha essa: “O que você precisa saber para fazer negócios em Cuba”. O presidente Obama abriu as portas para a famosa e polêmica ilha do Caribe e os caras já começaram a discutir como tocar esse negócio com parcerias. São quatro palestrantes ligados em áreas como política, economia e estratégia. Certeza absoluta de que várias salas de aula, de vários cursos diferentes da faculdade, sabem que esse é um assunto quente e que envolve inteligência e paixões… Massa!
Palestras
Grandes ideias que viram palestras. Esse é o SXSW. São pessoas contando suas histórias de coisas legais que fazem ou celebridades contando coisas legais que estão realizando. É o caso da atriz Ellen Page. Ela vai falar da série-documentário Gaycation, da VICE, empresa absolutamente de vanguarda no moderno jornalismo. A série foca numa das temáticas mais faladas aqui em Austin: a questão sexual e de gênero. São várias palestras falando em como o mundo pode lidar melhor com um tema ainda com pouca informação e muito preconceito. Um baita assunto para ser abordado em sala de aula.
Sacadas
Alô gurizada que tá na faculdade e já pensando em trabalhar menos e se aposentar!!! hehehe… Tô brincando! Mas se liga: uma das palestras do SXSW pergunta: “É o final da cultura do trabalhe mais?”. Longas jornadas de trabalho estão acabando e muitas empresas sacaram que funcionários com interesses diversos fora do ambiente de labuta rendem mais quando focam no trabalho mesmo! Mas como fazer isso sem fazer sua empresa quebrar? Para quem quer ser empreendedor, e a faculdade é um espaço especial para aprender isso, eis outra sacada do SXSW.