O sonho do Mateus, 25 anos, era montar um bar. Seu irmão mais velho, João Paulo Bodanese, 32 anos, queria ajudá-lo a realizar o desejo de empreender, mas com um toque seu para o local: instalar chopeiras automáticas, iguais a que ele tinha encontrado nos Estados Unidos, em uma viagem que fez para o país. A ideia acabou mudando ao longo do tempo e se tornou um start-up, a myTapp, fundada em janeiro de 2015 pelos dois engenheiros com outro sócio, Thiago Ramos, 36 anos.
A ideia do bar acabou ficando de lado. Perceberam que era mais negócio vender a máquina automática para milhares de bares do país em vez de montar um seu. Com a engenhoca, basta encostar um cartão – pré-pago, abastecido com crédito – e o sistema desconta o valor cobrando um preço pelo mililitro (ml).
Veja como funciona a chopeira automática
Você só paga aquilo que efetivamente bebeu, e não pelo copo com dois, três ou quatro dedos de colarinho. Isso ajuda quem quer apenas experimentar um tipo a gastar menos na hora de provar.
Um ano depois, a empresa está dando seus primeiros passos no mundo empresarial. Tem um cliente em Curitiba, a cervejaria artesanal Bodebrown, que transformou um contêiner refrigerado em uma gigante chopeira com dez torneiras automatizadas, para servir os diversos tipos de chope do cardápio – em que cabem até 3 mil litros da bebida.
– Dá para a gente adaptar o sistema em qualquer torneira de chope, até naquelas de aluguel para festas – explica João Paulo.
A empresa fechou também uma parceria em Florianópolis para colocar uma das chopeiras da myTapp no Centro de Inovação da Acate, em parceria com a empresa de tecnologia Byne. A máquina começou a funcionar na terça-feira e vendeu 80 litros de chope da cervejaria Kiezen Ruw, na inauguração, e mais 10 litros no segundo dia.
O equipamento instalado na Acate nada mais é do que uma geladeira adaptada com o mecanismo automático. Dentro, ficam instalados dois barris de 30 litros de chope que servem duas variedades da bebida: a Lager custa R$ 1,50 cada 100 ml e a Irish Red Ale custa R$ 1,80 a mesma quantidade.
– Eu já tive um bar, faço cerveja em casa. Então, quando eu vi as ideias dos guris, pensei: vamos montar isso aqui. Não tem como dar errado – conta Lucas Mocellin, engenheiro de vendas da Byne, que está cuidando da operação da chopeira no Centro de Inovação da Acate.
A myTapp é uma das start-ups incubadas no Midi Tecnológico, incubadora da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), mas trabalha hoje em uma sala na Trindade, onde monta as chopeiras automáticas.
Publicado por MyTapp em Segunda, 18 de janeiro de 2016
Estamos preparando ela para dominar a galáxia, começando pelo Centro De Inovação Acate - Primavera.Venha com a gente!https://www.facebook.com/events/440784692792869/
João Paulo conta que, mesmo com o pouco tempo de funcionamento da máquina no centro de inovação, os resultados já são melhores do que apenas animar o happy hour de quem trabalha no local.
– Como tem muita gente do setor de tecnologia, recebemos várias sugestões de como o funcionamento pode ser melhorada para as novas versões – conta.