Sob a promessa de transformar o relacionamento entre usuário e celular quase em uma amizade, a Motorola lançou nesta terça três modelos novos de smartphone - Moto X Play, Moto X Style e a terceira geração do Moto G, que começa a ser vendido imediatamente no Brasil e em mais 59 países.
VÍDEO: como deixar seu smartphone android mais rápido
Durante todo o evento de apresentação dos novos aparelhos, feito em São Paulo, com a presença do presidente da empresa, Rick Osterloh, e conexão em vídeo com Nova York e Londres, executivos da gigante de tecnologia mostraram funcionalidades que devem facilitar a vida do usuário.
- Queremos posicionar o usuário no centro de tudo e dar a ele o poder de escolher - disse Osterloh.
Moto G resistente à agua e com bateria que dura o dia inteiro
O novo Moto G - que mantem o mesmo nome das gerações anteriores e não será chamado de Moto G3 ou Moto G 2015, como foi especulado - tem bateria 2470 mAh, que promete durar o dia inteiro sem precisar de recarregamento, câmera traseira de 13 MP e dianteira de 5 MP, além de tela HD de 5 polegadas.
Consumidor brasileiro está na mira da Xiaomi, a "Apple chinesa"
Como principal atrativo, há o fato de o aparelho ser à prova dágua - funcionalidade que foi demonstrada ao vivo, com um aquário. O display Corning Gorilla Glass e a certificação IPX7 permitem que o aparelho sobreviva a meia hora afundado, além de ter maior proteção contra riscos.
- Um relacionamento deve ser recíproco. Nós somos devotos aos nossos celulares, mas eles não são tão devotos a nós. Eles quebram, são lentos, estragam. Nossos celulares não nos amam de volta. Não é um bom relacionamento - disse, executiva da empresa, ao se referir aos celulares concorrentes.
Dentro do guarda-chuva Moto G, a Motorola deve disponibilizar cinco versões do telefone: Moto G, Moto G Colors, Moto G Colors 16 GB, Moto G Colors HDTV e Moto G Music (aparelho que vem com um fone de ouvido sem fio) A versão G Colors, com 16 GB, dual chip e capinha extra tem preço sugerido de R$ 899 e já deve estar disponível no Brasil a partir desta terça.
Moto X em duas versões
Os smartphones de melhor desempenho da empresa ganharam duas novas versões: o Moto X Play e o Moto X Style. O primeiro, com bateria de 3.630 mAh (que deve ter duração de 36 horas e carregamento de 10 horas de energia em 15 minutos), câmera traseira de 21 MP e frontal de 5 MP, sistema Android 5.1.1 Lollipop e processador Snapdragon quad-core 1.7 GHz + quad-core 1.0 GHz, tem na sua tela outro grande atrativo. São 5,5 polegadas de full HD e display de borda a borda. O telefone deve estar disponível a partir de agosto, ao preço sugerido de R$ 1499.
No Moto X Style, o grande atrativo, obviamente, é o estilo. O acabamento pode ser feito de couro ou madeira, com uma tela de 5,7 polegadas e som de alta qualidade. A câmera também tem 21 MP, mas a empresa garante que essa é a "melhor câmera que a Motorola já fez", com cor e luz melhores, além de ajuste de foco e captação mais rápidos. A câmera frontal tem flash e 5 MP de qualidade. O processador também é Snapdragon - porém dual-core 1.8 GHz + quad-core 1.4GHz. O produto deve chegar em setembro ao Brasil, mas ainda não há preço previsto.
Além dos produtos, a Motorola aproveitou o evento para lançar mais uma novidade no Brasil. O Moto Maker, ferramenta da empresa que permite personalizar os smartphones, agora também está disponível no país. Comprando os aparelhos online, é possível escolher as cores do celular, a capacidade de memória interna, a potência da memória RAM, a presença ou não de TV digital, a quantidade e as cores das capas extra, o papel de parede e a saudação no momento em que o aparelho é ligado. Além disso, é possível gravar o nome do usuário na parte de trás do celular.
Leia mais notícias de Tecnologia
* O repórter viajou para São Paulo a convite da Motorola