A Microsoft anunciou nesta quarta-feira, no blog do Windows, que a versão final do Windows 10 será lançada entre os meses de julho e setembro, em 190 países com tradução para 111 idiomas de usuários que utilizam as versões 7, 8 e 8.1 gratuitamente.
O anúncio foi feito após a divulgação do fim do Internet Explorer e da criação de um novo navegador, ainda sem nome e logotipo oficiais.
Uma das principais novidades da versão é a possibilidade de desbloqueio de dispositivos através de impressões digitais ou com a análise da íris do usuário. A companhia tem buscado parcerias com a Lenovo, com a asiática Xiaomi, criadora do Mi 4 e com a empresa de segurança de rede Qihu 360.
O vice-presidente de sistemas operacionais, Terry Myerson, revelou que Um grupo de usuários do smartphone Mi 4 será convidado para testar a novidade e oferecer um feedback à companhia. De acordo com a empresa, a possibilidade do sistema rodar em celulares da companhia asiática será anunciada nos próximos meses.
Outra novidade é a disponibilização gratuita de uma versão do Windows para dispositivos de internet. De acordo com a Microsoft, ela atenderá a um conjunto diversificado de aparelhos como caixas eletrônicos e máquinas de ultrassom.