Desde a última segunda-feira, o Kiwi Q&A está entre os assuntos mais comentados pelos brasileiros no Twitter. Há quem pergunte do que se trata, há quem compartilhe suas respostas e, principalmente, há quem reclame dos convites para utilizá-lo. Mas, afinal, do que se trata esse Kiwi?
Para começar, é possível encontrar outros apps com o mesmo nome. Porém, a proposta deste Kiwi segue o estilo daqueles cadernos de questionários, comum entre estudantes de décadas passadas. De autoria atribuída à empresa californiana Chatous, o site - disponível como aplicativo na App Store e no Google Play - basicamente é uma rede social de perguntas e respostas. No Kiwi, é possível fazer perguntas anonimamente ou responder questões e compartilhá-las em suas redes sociais, similar aos antigos Formspring e Ask.fm. A possibilidade de anonimato no site também remete ao Secret.
Processo pede proibição do uso do Secret no Brasil
Vítimas do Secret podem denunciar o conteúdo e buscar a Justiça
Leia as últimas notícias de tecnologia
Entretanto, a troca de mensagens anônimas costuma resultar em casos graves de cyberbullying e assédio, como já aconteceu com o próprio Secret.
Sucesso no país, o aplicativo tem recebido críticas de usuários brasileiros sobre bugs e a lentidão do serviço, tanto na App Store quanto no Google Play. No Twitter, o Kiwi tem sido alvo de reclamações na maior parte dos comentários. Veja alguns: