A venda dos iphones 6 e 6 Plus começam nas lojas do Brasil nesta sexta-feira (14). No anúncio da pré-venda, no fim da última semana, houve muita polêmica por causa do alto preço dos novos lançamentos da Apple. O mais em conta, o iPhone 6 (16GB) custa R$ 3.199,00, enquanto o mais caro pode chegar a R$ 4.400,00. Os brasileiros estão buscando alternativas para realizar a compra e economizar, mas, alguns cuidados precisam ser tomados para que a economia de agora não vire mais despesas no futuro. Uma das opções é fazer a compra nos Estados Unidos.
Veja algumas dicas importantes antes comprar o iPhone no exterior:
Aparelhos desbloqueados
A primeira regra para quem quer comprar o iPhone nos Estados Unidos é procurar sempre os modelos desbloqueados (unlocked) ou "sem contrato" como deve ser solicitado aos vendedores da Apple Store. Nesses modelos desbloqueados, o cliente obrigatoriamente pagará o preço cheio (full price), a partir de US$ 649 mais as taxas locais (cerca de US$ 60).
É possível que o vendedor afirme que o aparelho não funcionará fora dos Estados Unidos. Dependendo da cidade, os funcionários são instruídos a passar essa informação para tentar evitar que os turistas acabem com os estoques antes do povo local. Em várias lojas americanas, não há pronta entrega. As reposições de estoque terminam em poucas horas e, em algumas, há filas de espera para adquirir os novos modelos.
4G no Brasil
A boa notícia é que todos os modelos vendidos do iPhone 6, não importando o país de compra, serão compatíveis com a frequência de 2.600MHz usada pela rede 4G no Brasil, além da 700MHz que ficará disponível em breve. O usuário conseguirá usar o iPhone 6 pela rede 4G no Brasil, independente do modelo, sem problemas.
Garantia no Brasil
A Apple manda apenas um modelo para análise da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A empresa só cobre a garantia dos modelos aprovados para comércio no Brasil. Em 2013, o único modelo compatível com o 4G brasileiro era o europeu e, consequentemente, foi o que a Anatel homologou no Brasil. Com isso, quem tinha aparelhos de outros modelos, não conseguiu assistência através do serviço de garantia da Apple no Brasil. Alguns usuários entraram na Justiça - e ganharam - mas, a maioria precisou levar o aparelho para outro país no qual os modelos não homolagados no Brasil são cobertos pela garantia.
Para evitar este tipo de problema, a dica é procurar comprar o mesmo modelo que foi homologado no Brasil. No caso dos novos aparelhos são: modelos A1549 (iPhone 6) e A1522 (iPhone 6 Plus).