As pessoas nem começaram a se acostumar com a ideia de ter usuários de óculos inteligentes a sua volta e a tecnologia conseguiu ficar ainda mais incrível (e bizarra). A empresa britânica This Place criou um aplicativo chamado MindRDR que permite comandar o Google Glass com o pensamento. Para isso, é preciso associar o óculos a um headset com o sensor Neurosky EEG, que lê ondas cerebrais.
Por enquanto, o app apenas tira fotos e as compartilha no Twitter e no Facebook. O sensor entende quando a pessoa se concentra em um objetivo e o aplicativo traduz essa informação e faz com que o gadget tire a foto. Se a pessoa se concentrar por mais tempo, o aplicativo compartilha a imagem nas redes sociais.
A empresa colocou o código do sistema aberto no GitHub, repositório onde usuários podem visualizar e copiar os arquivos de programação, para que outros desenvolvedores possam criar novas funcionalidades para o app. Além de levar o óculos inteligente a um novo nível, o objetivo é ajudar pessoas com deficiência a se comunicar através do óculos.
- As implicações de pegar duas indústrias emocionantes, telecinese e dispositivos vestíveis, e colocá-las juntas é absolutamente enorme. Hoje a gente pode fazer coisas emocionantes como tirar fotos e compartilhá-las usando apenas a mente. Pense o que a indústria médica pode fazer com isso - afirma Dusan Hamlin, CEO da This Place.
Confira vídeo de divulgação do MindRDR: