"Hora de se despedir do Orkut". Assim o Google chama, na sua página de suporte, a explicação para o que vai acontecer com a rede social que esteve no ar por mais de 10 anos e durante muito tempo foi a preferida dos brasileiros, até a chegada do Facebook. O Orkut será encerrado oficialmente no dia 30 setembro de 2014.
A partir desta semana, já não será mais possível criar novos perfis. E até que o Orkut seja eliminado, quem ainda tem conta lá poderá exportar álbuns de fotos para o Google+, salvar no computador o perfil, scraps, depoimentos e postagens em comunidades via Google Takeout (isso será possível até setembro de 2016).
Em uma postagem no blog do Orkut, o Google explica porque está aposentado a rede social: "Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o do Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários".
Depois que o Orkut fechar, não será mais possível entrar na página, nem exportar álbuns. Apps e jogos não estarão mais disponíveis.
E o que acontecerá com as comunidades?
Para membros: as comunidades que são visíveis a qualquer membro do Orkut e estão acessíveis via Web serão salvas em um arquivo. Depois de 30 de setembro, não será possível adicionar novos tópicos, comentários ou pesquisas, mas qualquer pessoa na Web será capaz de ver as antigas discussões. O usuário poderá apagar todas as suas postagens removendo o Orkut de sua Conta do Google.
Para proprietários de comunidades: caso a comunidade possa ser vista por qualquer membro do Orkut e esteja acessível na Web, o Google irá adicioná-la ao Arquivo de Comunidades, para visualização somente. Logo, qualquer pessoa na Web poderá navegar e ler os atuais tópicos, comentários e votações, mas não será capaz de adicionar novos tópicos, comentários ou votações. Saiba como fazer para que a comunidade seja incluída no arquivo.