A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai seguir o modelo norte-americano, onde a prática de uso é liberada, porém ainda não há uma data prevista para a mudança. Por enquanto, os passageiros ainda precisam obedecer as instruções de início de voo.
Hoje, a autorização sobre o uso de eletrônicos durante o pouso e decolagem só acontece com aprovação do órgão após testes realizados em cada avião. A questão é tratada no Regulamento Brasileiro de Homologação Aeronáutica 91 e nos Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil 135 e 121.
O regulamento foi aprovado na última quinta-feira (01) pela Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA), e tem alguns casos de exceção - como por exemplo: os celulares deverão permanecer em "modo avião". As empresas aéreas tem autonomia sobre os procedimentos de segurança e isso deverá impactar na implementação da liberação. A previsão é que até fim do ano, as companhias consigam cumprir a orientação. Lembrando que as empresas aéreas podem continuar solicitando aos clientes que desliguem os aparelhos em alguns casos.
Um comitê analisa essa decisão desde janeiro de 2013. As discussões foram feitas com reuniões periódicas com especialistas das empresas aéreas, dos fabricantes de aeronaves, grupos de passageiros, associações de pilotos e comissários de bordo e fabricantes dos eletrônicos.
Gaúcha
ANAC vai liberar o uso de aparelhos eletrônicos durante pousos e decolagens
A liberação dos eletrônicos está diretamente ligada ao pedido antigo dos passageiros, que mudaram hábitos trocando revistas por tablets durante os voos
Michelle Raphaelli
Enviar email