No Brasil, é comum que micro e pequenos negócios encontrem dificuldades no caminho para um crescimento saudável. Seja pela pouca experiência, seja pela falta de dinheiro, a boa notícia é que os empreendedores têm na tecnologia uma grande aliada para otimizar e dominar sua organização financeira.
A Zipline Tecnologia foi uma das empresas que enfrentou problemas de eficiência na gestão administrativa no início de sua jornada, em 2001. Sem fluxo de caixa e com a saúde financeira debilitada, a pequena loja de informática convocou uma equipe de desenvolvedores e criou o eGestor – com o propósito de se reerguer e ajudar outros negócios a fazer o mesmo. A primeira versão do sistema de gestão empresarial nasceu em 2005.
Hoje, a Zipline é responsável por desenvolver, manter e comercializar o software eGestor. Na prática, o sistema ajuda o empreendedor a fazer o controle financeiro do negócio por meio da inserção de informações de venda e compra. A partir daí, otimiza o fluxo de caixa, a emissão de notas fiscais, o controle e estoque, entre outras tarefas fundamentais para qualquer empresa. Além disso, oferece a possibilidade de gerar mais de 50 relatórios gerenciais, facilitando análises e tomadas de decisão.
– O principal diferencial do software é a simplicidade, pois é fácil começar a utilizá-lo. O controle da empresa também é facilitado, pois todos os setores são integrados, sem a necessidade de inserir a mesma informação várias vezes. Mais do que a integração direta com marketplaces e lojas virtuais, o eGestor é o primeiro ERP totalmente online. Com isso, além de poder ser usado em qualquer dispositivo com acesso à internet, tem atualizações em tempo real – explica o gerente de marketing da Zipline Tecnologia, Pedro Henrique Escobar.
Financeiro em dia
A proposta do eGestor é ajudar pequenas empresas a aumentar a eficiência na gestão e reduzir os erros – dando adeus aos caderninhos e às planilhas. O sistema de fluxo de caixa permite ao empreendedor planejar gastos e organizar recebimentos, concentrando valores financeiros de venda, compra, investimentos, saques e muito mais.
Tanto as contas frequentes (aluguel, água e energia) quanto os pagamentos futuros podem ser adicionados à plataforma, bem como o recebimento de parcelas feitas pelos clientes. Em paralelo, o recurso de conciliação bancária pode associar as movimentações de sua conta no banco aos cadastros financeiros do eGestor, otimizando o controle das finanças,
Essa organização se estende ao relacionamento com todos os fornecedores. O sistema deixa as notas fiscais eletrônicas à disposição assim que são emitidas e adiciona valores ao módulo financeiro. Enquanto isso, a função de importar XML das notas dos fornecedores facilita a inserção dos produtos comprados ao estoque.
Rotina otimizada
O sistema de controle de estoque mantém o inventário completamente integrado à loja. Assim que uma venda é realizada, em poucos cliques o empreendedor consegue dar baixa no estoque e emitir boleto de pagamento e nota fiscal. Além disso, a ferramenta permite monitorar e melhorar constantemente as dinâmicas do armazém – por meio de relatórios como estoque mínimo, data específica, histórico por produto, sugestão de compra, entre outros.
Há, ainda, a possibilidade de conectar o eGestor às maquininhas Stone. Com a integração, basta inserir os detalhes da venda no software para que o valor da compra apareça na maquininha – que retorna os dados da transação para o sistema. Tudo isso dentro da conformidade fiscal com a Secretaria da Fazenda e zero risco de fraudes na hora de lançar e receber pagamentos.
A lista de funcionalidades continua com controle de comissões por vendedor, cálculo de preço sugerido (baseado na margem de contribuição desejada, configuração tributária e valor de custo) e cadastro de clientes para facilitar o envio de notas fiscais. A integração com CRM e uma série de sistemas contábeis também é possível, bem como com outras plataformas, através de API.
Atender bem
Por fim, o sistema dispõe de equipes treinadas para implementação de software e suporte durante toda a utilização. Isso dá ao usuário a opção de aprender a utilizar o eGestor sozinho ou contar com um especialista ao longo da jornada.
Outra prioridade da empresa é a segurança no uso das funcionalidades do sistema. Todos os dados estão à disposição do usuário a todo momento, mas sempre com proteção garantida.
– Os próximos passos do eGestor estão relacionados ao desenvolvimento de novas integrações com meios de pagamento e marketplaces. O objetivo é reduzir as taxas bancárias para nossos clientes e ajudar o pequeno empreendedor a vender com maior facilidade em grandes lojas online – finaliza Escobar.