Os profissionais que iniciam sua jornada em uma nova empresa passam, nos seus primeiros dias, por um período inicial de imersão na realidade da corporação em um processo conhecido como integração. Ainda que seja uma prática conhecida no mundo corporativo há muitos anos, o Grupo Sabemi, com o Programa Integrar, a tornou estratégica, conectada ao core business e inovadora. A companhia, que trabalha com empréstimos e seguros pessoais, passou a se preocupar com a maneira de receber seus novos integrantes, pois acredita que a forma como eles são conduzidos têm relação direta com o sucesso do seu desempenho e produtividade na organização.
— Nosso objetivo é cuidar dos profissionais desde o primeiro contato deles com a empresa, ainda como candidatos à vaga. Quando são selecionados, passam pelo período de integração para conhecer a visão, missão e valores da Sabemi. Essa “recepção” faz parte da nossa visão estratégica de gestão de pessoas, que se dá de forma moderna e de fácil aprendizagem, tendo como horizonte a conexão do ser humano com os ideais da corporação — detalha Paula Bizzi, Gerente Executiva de Recursos Humanos da SABEMI.
A modernidade citada pela gerente fica por conta de um “presente” recebido pelos novos colaboradores logo no primeiro dia de trabalho. Em uma caixa, além do crachá e alguns acessórios como caderno, caneta e squeeze, cada trabalhador ganha um mapa de realidade aumentada, mostrando a sede matriz da empresa, seu interior e arredores. Assim, por meio de um aplicativo no celular, ele consegue percorrer as estruturas da empresa, navega pelo prédio, conhece e ouve diretores e colegas, tudo virtualmente.
De acordo com Paula, a iniciativa vai ao encontro da tendência explicitada pelo público jovem, alvo da empresa e também fatia significativa dos funcionários. Tanto que, garante ela, o índice de aceitação da metodologia entre quem participa da integração é praticamente 100%. Diante destes dados, o case submetido à Associação Brasileira de Recursos Humanos - Seção Rio Grande do Sul (ABRH-RS) e vencedor do Prêmio Top Ser Humano 2019 tem como objetivo apresentar as estratégias utilizadas pela área de Recursos Humanos na construção e no desenvolvimento do Programa Integrar — que proporcionou a diminuição da rotatividade, a transformação da experiência, a conexão com o negócio, a valorização dos novos profissionais e, consequentemente, o melhor resultado organizacional.
— A premiação simboliza o reconhecimento do trabalho de todo o time de RH, sempre focado na satisfação e no engajamento das pessoas com a empresa. Fazemos isso em prol dos nossos colaboradores, sempre tendo na cabeça a empatia, pois quando o profissional sente-se acolhido, orientado e integrado a organização, as possibilidades de uma maior motivação e comprometimento com o trabalho e com os resultados da empresa com certeza são maiores — finalizou Paula.