Três homens, de 23, 24 e 25 anos, foram alvo de mandados de prisão nesta quinta-feira (31), em uma operação policial que envolveu agentes do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e da Delegacia da Mulher do Departamento de Proteção aos Grupos Vulneráveis. A ação foi deflagrada pela manhã, no Condomínio Princesa Isabel, zona central de Porto Alegre.
A conexão entre os dois setores especializados da Polícia Civil ocorreu porque os investigados, conforme as autoridades, são envolvidos em organização criminosa que controla o tráfico de drogas a partir deste condomínio localizado no bairro Azenha. Os presos teriam tentado assassinar uma mulher de suas relações pessoais no contexto da sua condição de gênero.
Identidades dos presos não foram divulgadas. Tampouco, a polícia fornece detalhes acerca da vítima, que sobreviveu ao ataque e tem seu paradeiro mantido em sigilo.
A ação teve início por volta das 7h. Dos três alvos de mandados de prisão, dois foram localizados e capturados no condomínio. O terceiro já está preso e recebeu a ordem de detenção na cadeia (o procedimento é feito para reiterar a determinação de encarceramento e evitar a soltura do suspeito por decisão envolvendo outro caso).
Além das prisões, os agentes efetuaram buscas por evidências de outro feminicídio, ocorrido em contexto semelhante, em 2022. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão, sendo cinco no Princesa Isabel e outros dois em endereços próximos.
Um balanço sobre apreensões de armas, drogas e acessórios relacionados ao tráfico deve ser divulgado em breve, destacou a Fernanda Campos Hablich, da 1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre.