Apontado em investigações como um dos líderes de facção criminosa em Porto Alegre, Daniel Araújo Antunes, o Patinho, 42 anos, foi executado a tiros nesta quarta-feira (9), em Charqueadas, na Região Metropolitana. Ele havia recém deixado a Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas, às 18h, após ser encaminhado ao regime semiaberto, passando a ser monitorado por tornozeleira eletrônica.
O crime aconteceu na Avenida das Flores, no bairro Colônia Penal, por volta das 18h15min. Quatro homens saíram de um veículo HB20 e efetuaram diversos disparos.
Conforme o delegado Marco Aurélio Schalmes, o homem cumpria regime fechado há mais de 10 anos. Em 2017, foi transferido para uma penitenciária federal durante a operação Pulso Firme. No entanto, em 2018, voltou para o presídio de Charqueadas.
Patinho possuía diversos antecedentes criminais, inclusive por homicídios. Ainda segundo o delegado, o assassinato dele está relacionado a disputas relativas ao tráfico de drogas. Buscas a suspeitos do crime são realizadas.