Os cinco jovens suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furtos a lojas na região metropolitana de Porto Alegre tiveram suas prisões temporárias convertidas em preventivas na quinta-feira (12). Investigados em mais de 60 ocorrências, o grupo, com idades entre 19 e 26 anos, já teria provocado um prejuízo estimado em R$ 500 mil a diferentes estabelecimentos comerciais.
A Polícia Civil prendeu temporariamente quatro mulheres e um homem na última terça-feira (10), durante operação voltada ao combate de crimes contra o patrimônio. Três dos detidos admitiram envolvimento nos crimes, enquanto os outros dois optaram por permanecer em silêncio. Todos já possuíam antecedentes criminais por furto qualificado. Em depoimento, um dos presos revelou que os objetos furtados eram revendidos pela metade do valor original.
As investigações apontam que o grupo atuava de maneira organizada. Enquanto distraíam funcionários de lojas, um dos integrantes furtava itens de alto valor. Eles demonstravam predileção por estabelecimentos localizados em shoppings e escolhiam datas e horários de maior movimento para agir.
Em um dos casos, o grupo teria furtado um produto avaliado em R$ 6 mil de uma loja de aparelhos eletrônicos de um shopping de Canoas (veja vídeo acima). O crime teria ocorrido em 6 de setembro.
A investigação segue para apurar a quantidade de pessoas lesadas pelos suspeitos. A ação é feita pela 3ª Delegacia de Polícia de Canoas.
Denuncie
Vítimas podem procurar a polícia para registrar delitos. Também é possível realizar denúncias anônimas pelo número: (51) 3425-9056.