O sexto episódio da oitava temporada do Tua Voz, Santa Maria, teve como entrevistado Thiago Valente Giacomelli, major da Brigada Militar e comandante do Colégio Tiradentes de Santa Maria. Ele falou, na entrevista, sobre a carreira militar, a escola e a vida familiar.
No início da conversa, o assunto foi a escola. Logo no início de 2024 o colégio mudou de endereço - suas instalações estão, atualmente, no bairro Itararé. Porém, a mudança foi desafiadora. Giacomelli conta que precisou acionar a comunidade escolar para fazer manutenção, limpeza e detalhes em quatro dias, para que as aulas começassem já no novo endereço.
Ali ele entendeu que o conceito de família brigadiana também se aplica aos alunos: pais e estudantes abraçaram a causa e a escola ficou pronta, mesmo que isso tenha significado abdicar do feriadão de carnaval.
Na carreira militar, Giacomelli sempre teve gosto pela infantaria. Atuou em diversas cidades do Estado, mas sempre teve desejo de voltar para próximo de sua cidade natal, São Vicente do Sul. O major afirma que sabe que não é possível retornar, e que entende que, dentro da BM, o militar deve ir para onde a guarnição precisa.
Por fim, falou sobre família. Sobre o amor que tem pela esposa e pela filha, que tão pequena já mostra sua personalidade. Falou também sobre os pais, irmãos e sobrinhos.
Participou também da entrevista o coordenador de produto e programação da Rádio Atlântida, Fabiano Oliveira.
Sobre o Podcast
O "Tua Voz: Santa Maria" chega a sua oitava temporada. Agora são 84 episódios, em que o foco é conversar com personalidades da cidade sobre sua história e relação com o coração do Rio Grande do Sul.
Santa Maria permeia, sempre, os nossos debates. O podcast tem como propósito de dar voz a Santa Maria, convidando personalidades da região para falar sobre assuntos relacionados a cidade, factuais ou não. Os convidados são selecionados a partir de sua conexão com Santa Maria, como líderes de entidades, comunitários, empresários, esportistas e outros. Nas conversas, os entrevistados contam sobre a relação com a cidade, refletem sobre as crenças e perspectivas para o município, discutem as principais dificuldades e soluções ou debatem pautas factuais que estejam preponderando no município.