A Polícia Civil investiga o assassinato do empresário Maurício André Barth, 57 anos, que foi encontrado morto no dia 21 de julho, no bairro São José, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. O corpo de Barth foi localizado na lateral da ERS-239 por motoristas que passavam pelo local no início da manhã. Até o momento, ninguém foi preso.
Por volta de 7h30min daquele domingo, o 3º Batalhão de Polícia Militar foi acionado para verificar o endereço em que o cadáver havia sido localizado. Os policiais identificaram perfurações no pescoço e no peito da vítima. A arma branca usada no crime não foi localizada.
O local foi isolado para a realização do trabalho do Instituto-Geral de Perícias e posterior remoção do cadáver. Cerca de duas horas depois, o veículo da vítima, um Chevrolet Onix, foi encontrado abandonado próximo a um açude na Rua José Francisco Costa, em Portão, quase no limite com Estância Velha.
Agentes do 25º Batalhão de Polícia Militar foram até o local checar a ocorrência. O automóvel foi recolhido e apresentado à Polícia Civil.
Procurado pela reportagem, o delegado Rafael Pereira, diretor de Homicídios responsável por São Leopoldo e Novo Hamburgo, disse que a polícia não pode passar informações em razão da greve de silêncio adotada pela categoria como forma de pressionar o governo Eduardo Leite por aumento salarial e, também, para não prejudicar a investigação.
Barth era divorciado e tinha uma filha.