Um veículo que transportava material radioativo foi roubado na cidade de São Paulo na madrugada de domingo (30). O caso foi divulgado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) nesta quinta-feira (4), que alertou a população sobre os riscos de contato com o material.
De acordo com a CNEN, o material radioativo está acondicionado em embalagens de chumbo, que são seguras e blindam qualquer risco de radiação. "No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde", destaca a comissão.
Segundo o órgão, no momento em que foram furtados, o veículo e o material radioativo estavam sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante.
O CNEN não informou qual fonte radioativa foi alvo dos criminosos, mas conforme imagem divulgada pela comissão, se trata de tricloreto de gálio (68Ga). É um radiofármaco utilizado em exames de imagem por tomografia para diagnóstico de diversas condições médicas, principalmente câncer por meio de PET-CT (tomografia computadorizada por emissão de partícula radioativa).
A comissão também pediu que quem encontrar o material entre em contato e informe a polícia. Os telefones indicados pela CNEN são o (21) 98368-0734 e (21) 98368-0763.
O órgão é responsável por fiscalizar as atividades que envolvam a exploração do mineral radioativo no país. A comissão mantém atividades de pesquisa ligadas a diversos setores, como geração de energia, medicina nuclear e aplicação na indústria.