Pouco mais de uma semana após o crime, a investigação do assassinato de Daniel da Silva Mença, 45 anos, avança em sigilo. O corpo do intérprete da escola de samba Unidos da Vila Mapa foi encontrado na noite de 25 de junho, no bairro Lomba do Pinheiro, zona leste da Capital.
Doug, como era conhecido, foi atingido por vários tiros, dentro do carro que usava em seu trabalho como motorista de aplicativo. Na mesma noite, testemunhas relataram que três homens teriam efetuado os disparos e, posteriormente, fugido.
A ocorrência foi atendida inicialmente pela Brigada Militar como um possível latrocínio (roubo com morte), mas, sem ter encontrado indícios da ação de assaltantes, a Polícia Civil trata o caso como homicídio. Familiares foram ouvidos e imagens de câmeras de segurança foram coletadas para auxiliar na identificação dos autores, mas as descobertas e suspeitas não são reveladas pela polícia.
A delegada Clarissa Demartini, da 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa, afirmou que a investigação prossegue e, até que seja concluída, as informações serão mantidas em sigilo.
— A investigação é sigilosa e, até sua conclusão, todos os indícios são coletados para conseguirmos esclarecer o que realmente aconteceu — afirma a delegada.
Agora, a polícia aguarda laudos periciais, que, conforme a delegada, devem ajudar na elucidação da dinâmica do homicídio. Os resultados esperados são da perícia na cena do crime e do exame de necropsia.
Carnaval em luto
Intérprete da Unidos da Vila Mapa, Doug era uma das vozes do Carnaval de Porto Alegre e participava também de bandas de pagode, como o grupo Insano. Ele morou grande parte da vida na Lomba do Pinheiro, onde foi assassinado.
Familiares relataram que ele não possuía envolvimento com criminosos nem havia recebido ameaças. De acordo com Jean Pereira, amigo de Doug e colega de banda, a vítima não tinha desavenças ou inimizades.
A morte do músico abalou a comunidade carnavalesca. Pessoas e entidades ligadas ao Carnaval da Capital lamentaram publicamente a perda. Nas redes sociais, a Secretaria Municipal da Cultura disse que o “Carnaval de Porto Alegre está em luto”.
Doug deixou um filho e a companheira.
* Produção: Camila Mendes