A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (11), uma operação para apurar o envolvimento de um policial rodoviário federal em ações de contrabando e lavagem de dinheiro em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. A Operação Departed cumpriu quatro mandados de busca e apreensão e ordens de indisponibilidade de bens com valor de R$ 4,6 milhões. De acordo com a polícia, o agente foi afastado do cargo.
Segundo a investigação, o policial está envolvido na gestão ilegal de um posto de combustíveis e uma transportadora. Ele utilizava uma empresa da família para receber vantagens indevidas e vendia serviços de transportes com proteção para cargas ilícitas. Além disso, o PRF participava de carregamentos a partir do Uruguai.
Ainda conforme a PF, o agente também repassava informações sigilosas para pessoas que contratassem a empresa e liberava veículos de abordagens e autuações. A investigação também aponta que ele pode ter se associado a dois grupos, alvos de operações em 2022.
A Polícia Federal trabalha com a hipótese dos crimes de facilitação ao contrabando, corrupção ativa e passiva, advocacia administrativa, prevaricação, violação de sigilo funcional, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Além disso, ilícitos funcionais foram identificados e serão apurados no âmbito da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal.