Em razão das tentativas de assalto durante os resgates de desabrigados em São Leopoldo, os voluntários estão adotando medidas de segurança. Conforme Marcio Rodrigo Pereira, vice-presidente da Associação de Veteranos Leão da Serra — ligado ao Batalhão 19 do Comando Militar do Sul— os barqueiros que estão auxiliando nos resgates estão sendo acompanhados por seguranças.
— Aconteceu de algumas embarcações serem assaltadas. Inclusive, ontem (domingo) tinham mais de 30 barqueiros ajudando, hoje só tinham 20. Começamos a falar com os que não estavam vindo para que voltassem, porque hoje tem um pouco mais de segurança. Inclusive, um segurança vai com o piloto para os resgates terem maior proteção — relatou Pereira na Rádio Gaúcha.
— (Os assaltantes) armados, chamavam o resgate e, quando chegava o barqueiro, eles jogavam na água. Isso também acontecia com os jet skis — destacou.
A Brigada Militar confirmou que os assaltantes roubam barcos para entrar nas casas vazias e saqueá-las, enquanto Pereira complementou:
— Eles se passam por barqueiros e acabam entrando nos demais apartamentos, efetuando os roubos. Nas casas eles não conseguem porque estão abaixo de água, mas as moradias que ainda não foram atingidas estão sendo invadidas.