Na madrugada de 26 de dezembro, uma câmera de vigilância registrou um idoso caminhando pela Estação Esteio do Trensurb. Ele usa óculos e veste camisa azul e calça social preta.
Esse é o último registro de Valmor Zefino, 74 anos, morador do bairro Guajuviras, em Canoas, Região Metropolitana. Ele está desaparecido desde então.
O idoso, que apresenta sinais de alzheimer, sofre com lapsos de memória. Segundo a família, ele já havia sumido algumas vezes, mas logo encontrava o caminho de volta.
— Outras vezes, quando ele conseguia sair, andava de trem, de ônibus, ficava umas três, quatros horas (fora), mas voltava pra casa, sempre voltava. Agora, na última semana (antes de desaparecer), ele estava bem esquecido, estava bem ruim — relata a filha de Valmor, Daiane Brum.
Na tarde do dia 25 de dezembro, enquanto a família estava envolvida na celebração do Natal, Valmor saiu despercebido de casa. Horas depois, as câmeras da estação, que fica a cerca de nove quilômetros de distância de onde mora, o filmaram.
A família já fez diversas buscas, e a polícia investiga o caso pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa. Pistas já foram enviadas aos agentes, mas, até agora, nenhuma indicou onde pode estar Valmor.
O idoso usa um aparelho para surdez, o qual não sabe como operar. Conforme um dos enteados dele, é a esposa de Valmor, Roselaine, quem liga e desliga o dispositivo para o marido.
A polícia continua as buscas, com uma equipe de investigação e um cartório de desaparecidos cuidando do caso. Informações que ajudem no caso devem ser encaminhadas à Polícia Civil.
* Produção: Camila Mendes