A Polícia Civil prendeu uma mulher de 24 anos por suspeita de violência doméstica e familiar contra a ex-companheira, em São Leopoldo, no Vale do Sinos. A prisão aconteceu por volta de 17h de quinta-feira (7), no bairro Vicentina.
De acordo com a delegada Michele Arigony, titular da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da cidade, responsável pela ação, as mulheres estavam separadas. A vítima procurou a Deam pedindo socorro e relatou ter sofrido agressões físicas e psicológicas.
Ela apresentava um ferimento na boca que teria sido ocasionado por socos que ex-companheira teria desferido contra o seu rosto. Além disso, a mulher também tinha escoriações no braço e relatou ter recebido empurrões e puxões de cabelo.
— Elas tiveram um relacionamento de três anos, mas desde julho (de 2023) estão separadas. No entanto, a presa não aceita o término e a persegue para reatar o relacionamento — diz a delegada.
A vítima já havia registrado quatro queixas contra a suspeita. Após realizar buscas durante a tarde de quinta-feira, os policiais localizaram a suspeita no bairro Vicentina e efetuaram a prisão em flagrante.
Segundo a polícia, a presa tem antecedentes por crimes relacionados a violência doméstica. Conforme a delegada, ela não quis se manifestar na delegacia.
A mulher foi encaminhada ao Núcleo de Gestão Estratégica do Sistema Prisional (Nugesp), onde ficará à disposição da Justiça. A vítima solicitou Medida Protetiva de Urgência (MPU) contra a ex-companheira.
Onde buscar ajuda
- Casos de violência doméstica podem ser denunciados presencialmente em qualquer delegacia ou nas Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (Deams).
- Em casos de emergência é possível acionar a Brigada Militar pelo 190, a Polícia Civil pelo 197, pelo Disque Denúncia, no 181, ou pela Delegacia Online.