O Rio Grande do Sul teve 148 aparelhos celulares bloqueados nos 10 primeiros dias de operação do aplicativo do governo federal Celular Seguro, que busca combater o roubo e o furto de telefones. No país, do último dia 19, quando o app foi lançado, até as 15h desta quinta-feira (28), 5.283 alertas de bloqueios foram emitidos, conforme o Ministério da Justiça e da Segurança Pública.
O aplicativo permite que vítimas de roubo e furto, além de pessoas que tenham perdido o telefone celular, comuniquem o poder público e peçam o bloqueio imediato de aparelhos e de acessos a aplicativos bancários e outros dispositivos. O bloqueio também pode ser feito pelo site celularseguro.mj.gov.br.
O Rio Grande do Sul aparece em 12º lugar no ranking de bloqueios via Celular Seguro. O Estado com o maior número de alertas é São Paulo (1.358 ocorrências), seguido do Rio de Janeiro (593).
Cada pessoa que se cadastra no programa Celular Seguro pode indicar outras da sua confiança e autorizá-las a efetuar os bloqueios em seu nome. Até esta tarde, mais de 606,7 mil pessoas de confiança já tinham sido cadastradas no app em todo o país.