Uma operação conjunta da Polícia Federal (PF), com apoio do Ibama, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), resultou na apreensão de 46 toneladas de pescado no Sul do RS.
Intitulada Operação Miragaia IV, a ação periódica visa prevenir e reprimir os crimes ambientais e fiscalizar as condições de trabalho das tripulações das embarcações pesqueiras que atuam no Litoral Sul. A investida ocorreu entre os dias 20 de novembro e 8 de dezembro.
Ao longo dos 19 dias de operação, três embarcações foram apreendidas quando estavam atracadas no porto de Rio Grande. No dia 21 de novembro, ocorreu uma apreensão de 30 toneladas de pescado e, no dia 22, ocorreu outra, com 16 toneladas, em grande parte de corvina.
Segundo a PF, um homem, que era responsável por uma das embarcações apreendidas foi preso em flagrante por tentar impedir a fiscalização em 21 de novembro. O valor estimado dos bens apreendidos e das autuações ultrapassam R$ 2 milhões.
Parte do pescado apreendido foi destinado ao Programa Mesa Brasil, do Sesc, responsável por distribuir alimentos para mais de 120 entidades sociais em benefício de 28 mil pessoas nas cidades de Rio Grande, Pelotas, Santa Maria, Porto Alegre e Cachoeira do Sul.
A Operação faz alusão à espécie de peixe denominada miragaia (Pogonias cromis), também conhecida como corvina-preta, presente no estuário da Lagoa dos Patos e atualmente inserida na lista oficial de espécimes aquáticas da fauna brasileira ameaçadas de extinção (Portaria MMA nº 445/2014).