Três homens foram presos na manhã desta terça-feira (29), suspeitos de integrar um grupo responsável por roubos a residências na zona sul de Porto Alegre. Segundo a polícia, entre os dias 24 de julho e 3 de agosto, eles teriam roubado duas casas, e tentado roubar uma terceira, e três carros na região dos bairros Ipanema, Vila Assunção e Guarujá.
Dois dos homens foram presos temporariamente e um em flagrante por receptação de um celular. Também foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nos bairros Cascata e Partenon, zona leste da Capital, e na cidade de Eldorado do Sul, no bairro Vila da Paz. Vários objetos que teriam sido roubados foram recuperados e devem ser apresentados às vítimas, para reconhecimento.
Os carros foram recuperados ainda no mesmo dia dos ataques. Segundo a polícia, uma Tucson e um Focus foram levados das residências assaltadas. Um Fiesta foi roubado em uma ação isolada.
A investigação da 6ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, coordenada pelo delegado Marcos Coelho Gonçalves Meirelles, apurou que os criminosos rendiam as vítimas, as amarravam e ameaçavam com armas de fogo.
Os moradores eram, então, obrigados a entregar dinheiro e pertences de valor, como joias e eletrônicos. Em um dos roubos, um violino, avaliado em R$ 1,2 mil foi levado. Ele foi recuperado com um dos presos nesta terça, em Eldorado do Sul.
Além disso, durante os ataques, os criminosos consumiam bebidas alcoólicas nas casas e forçavam os moradores a beber também. Em um dos casos, as vítimas eram idosos de 82 e 90 anos de idade.
A operação que investiga o grupo foi denominada Última Corrida, porque a polícia apurou que os criminosos contavam com apoio de um motorista de aplicativo, que auxiliava no levantamento de residências que podiam ser alvo dos crimes, bem como no transporte aos locais e abordagem das vítimas.
Esse motorista foi preso no início do mês, na primeira fase desta mesma operação. Ele é investigado por roubo a residência. Outros dois presos no mesmo dia respondem por receptação.