Um homem, com idade de cerca de 30 anos, foi preso sob suspeita de comprar legalmente armas de fogo e revender para uma facção criminosa de Porto Alegre.
Em ação na manhã de terça-feira (14), o Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) apreendeu um fuzil calibre 556, cerca de 50 munições, uma capa de colete balístico e pequenas porções de maconha na residência dele, localizada no bairro São José, Zona Leste.
De acordo com o delegado Guilherme Dill, da 3ª Divisão de Investigações do Narcotráfico (3ª DIN), o suspeito atuava como armeiro da facção, que atua no tráfico de drogas da região. A investigação aponta que, por não ter antecedentes criminais, o homem emprestava seu nome para o grupo criminoso, que pagava pelos armamentos e pelo serviço.
— Ele não possui renda declarada ou justificada de como comprou o armamento, que vale em torno de R$ 15 mil e está registrado em seu nome — explica o delegado.
O fuzil apreendido estava escondido em um armário no quarto do homem. Os policiais ainda suspeitaram que poderia haver outras armas na residência, devido aos acessórios encontrados para pistola, como coldre e munições, mas nenhum outro armamento foi achado nas buscas.
A Polícia Civil utilizará o celular apreendido do suspeito, para dar sequência à investigação.
*Produção: Lucas de Oliveira