Em duas ações simultâneas entre a noite de sexta-feira (10) e a madrugada deste sábado (11), em Porto Alegre, a Polícia Civil localizou dois depósitos de entorpecentes utilizados por facção criminosa. Em um dos locais, no bairro Cidade Baixa, havia LSD, ecstasy, haxixe e materiais para fabricação de drogas sintéticas. Tudo avaliado, conforme a polícia, em R$ 187 mil.
Em outro depósito, no bairro Parque Santa Fé, zona norte da Capital, os policiais localizaram um imóvel que era utilizado por traficantes que estavam sendo monitorados nos últimos dias. No local, dois homens foram presos em flagrante e um automóvel foi apreendido. Além disso, havia 48 quilos de maconha.
Uma das ações foi coordenada pela titular da 4ª Delegacia do Departamento de Investigações do Narcotráfico (Denarc), delegada Ana Flávia Leite. Segunda ela, a equipe recebeu uma denúncia e confirmou que um imóvel na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa, estava sendo usado como ponto de armazenamento e distribuição de drogas sintéticas.
Houve a apreensão de 1.945 comprimidos de ecstasy, 853 pontos de LSD, 32 cápsulas de Special K ou ketamina (anestésico para cavalos), 1,4 grama de pó de ketamina, 48 frascos de cetamina (semelhante à ketamina), um vidro de clorofórmio, uma porção de haxixe, pesando 1,8 grama, além de quase quatro quilos de maconha.
— Toda essa droga, avaliada em R$ 187 mil, seria utilizada para abastecer festas na Região Metropolitana — diz Ana.
A delegada afirma que a investigação continua para identificar os responsáveis por manter o depósito e por distribuir as drogas. Não houve prisões.
Depósito de maconha
Já na zona norte de Porto Alegre, no Parque Santa Fé, agentes da 1ª Delegacia do Denarc estavam monitorando há dias suspeitos de armazenar e distribuir drogas na região. O delegado Guilherme Dill, responsável pelo caso, diz que a investigação havia começado em fevereiro deste ano.
Na noite de sexta-feira, os policiais localizaram um carro suspeito — conforme apuração realizada após denúncia — e passaram a monitorar o veículo. O automóvel estacionou em frente a uma casa no Parque Santa Fé. De dentro da residência, um homem saiu do local carregando uma caixa de papelão.
Os agentes realizaram a abordagem e deram voz de prisão aos suspeitos, o homem que estava na casa e outro que estava conduzindo o carro. Dill diz que, dentro da caixa, foi possível notar parte da droga embalada com fitas amarelas. Ao entrarem na residência, os policiais encontraram o restante dos entorpecentes, totalizando 48 quilos em 20 tijolos de maconha.
— Vale destacar que os presos não tinham antecedentes criminais, o que é uma tática das facções nestes casos para tentar despistar e evitar que drogas sejam interceptadas pela polícia e até por grupos rivais — diz o delegado.
Esta investigação também continua e, por isso, Dill não divulgou os nomes dos presos. Denúncias podem ser feitas ao Denarc pelo telefone 08000 518 518.