Correção: o homem baleado segue hospitalizado, e não morreu, como publicado entre 13h35min de 9 de março e 11h de quinta (16). O texto está corrigido.
Segue hospitalizado o homem baleado em uma troca de tiros com a Brigada Militar (BM) na tarde de terça-feira (7), no bairro Rubem Berta, zona norte de Porto Alegre. Ele está internado sob custódia. O suspeito se envolveu em perseguição e confronto com policiais que patrulhavam a região, perto da Rua José Luiz Martins Costa.
Um adolescente que estava com ele e saiu ileso foi apreendido. Nenhum policial militar foi ferido. Duas armas foram recolhidas.
O Departamento de Homicídios da Capital investiga o caso. O delegado Marcus Viafore revela que, segundo a apuração inicial, a dupla reagiu à abordagem e tentou matar os brigadianos, que revidaram dentro do permitido pela lei.
O homem ferido tinha antecedentes criminais por roubo e posse ilegal de arma de fogo. Viafore não divulgou o nome dele, mas GZH apurou se tratar de Jonathan Lima de Oliveira, 27 anos. A reportagem tenta contato com a defesa dele para contraponto.
O Departamento de Homicídios diz que havia mais envolvidos no tiroteio, que fugiram logo depois que o suspeito foi baleado e o adolescente apreendido. A polícia busca por imagens de câmeras de segurança para tentar identificá-los.