Policiais militares do Espírito Santo prenderam na noite de quinta-feira (5) um foragido gaúcho suspeito de participação em mais de uma dezena de assaltos a banco no Rio Grande do Sul. Diego Moacir Jung, o Dieguinho, é considerado um dos expoentes da facção Bala na Cara (oriunda da zona leste de Porto Alegre). Ele foi capturado quando abastecia uma Hylux num posto de combustíveis em Vila Velha, cidade vizinha da capital capixaba, Vitória.
Dieguinho está condenado por porte ilegal de arma, roubos e extorsão, somando uma pena total ainda a ser cumprida de 48 anos e 11 meses. Além disso, possui três processos em andamento por crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas. Ele já esteve entre os líderes de facção enviados para fora do território gaúcho, mas retornou em 2019. A Justiça gaúcha deve pedir a transferência dele para Porto Alegre.
O criminoso, que estava veraneando no Espírito Santo, é condenado por envolvimento em assaltos a banco com uso de explosivos no Rio Grande do Sul. Ele usava tornozeleira eletrônica, mas rompeu o aparelho em 26 de abril de 2022 e fugiu para o litoral capixaba.
A localização do criminoso foi possibilitada pela Brigada Militar, que recebeu a informação e a repassou à PM capixaba. O assaltante gaúcho foi preso por policiais da Força Tática do 4º Batalhão de Polícia Militar do Espírito Santo.
Dieguinho inicialmente apresentou documento falso, mas foi identificado por fotos. Conforme seu prontuário criminal, ele é acusado de participação em oito assaltos estilo "novo cangaço" (com uso de reféns como escudo humano), além de explosões de caixas eletrônicos em bancos.