A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira (27) um suspeito de tentativa de feminicídio contra a ex-companheira no bairro Agronomia, na zona leste de Porto Alegre. O crime aconteceu no dia 24, na véspera de Natal.
A mulher, que estava dormindo em casa, acordou ao ser atingida por água fervente e, depois disso, levou vários golpes de facão, alguns deles no rosto. O homem fugiu após vizinhos ouvirem os gritos e socorrerem a vítima. Ela ainda está em estado grave no hospital.
Conforme inquérito da 1ª Delegacia de Polícia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) da Capital, a mulher de 56 anos teve queimaduras no lado esquerdo do tronco, fratura exposta no joelho esquerdo e cortes profundos no lado esquerdo do rosto.
A delegada Cristiane Pires Ramos diz sua equipe passou a monitorar os passos do suspeito e o encontrou nesta terça-feira, também no bairro Agronomia. Segundo a polícia, ele tem 56 anos e antecedentes criminais por estupro. O nome dele não foi divulgado para não expor a vítima.
Segundo Cristiane, o casal, que não tem filhos, mantinha relacionamento havia mais ou menos um ano. Não havia medida protetiva para a vítima nem ocorrências policiais dela contra ele. A delegada diz que ainda precisa ouvir a mulher para saber mais sobre as agressões, mas aguarda melhora no estado de saúde dela.
— Queremos saber há quanto tempo ocorriam as agressões, se ele ainda estava na casa com ela ou se invadiu a residência — diz Cristiane.
Como denunciar violência contra a mulher
Denúncias anônimas sobre suspeita de casos do tipo ou informações sobre abuso contra mulheres podem ser enviadas nos canais:
- 190 (situações que demandem socorro imediato)
- www.ssp.rs.gov.br/denuncia-digital (Denúncia Digital 181 SSP)
- 181 (Disque Denúncia SSP)
- (51) 98444-0606 (WhatsApp da Polícia Civil)
Alta nos feminicídios
Pelo segundo mês consecutivo, os feminicídios voltaram a apresentar alta em novembro. No mês passado, 10 mulheres foram mortas em contexto de gênero. No mesmo mês de 2021 houve nove registros de feminicídio.
Em setembro, o Estado teve seis feminicídios, uma queda de 14,3% em relação ao mesmo mês em 2021. Mas em outubro o indicador criminal voltou a subir, com o registro de sete assassinatos de mulheres no Rio Grande do Sul. No mesmo mês de 2021 haviam sido três.