A Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou, na madrugada desta sexta-feira (23), cerca de 200 motociclistas que se reuniam em um evento clandestino na freeway. A ação resultou em duas pessoas detidas por direção perigosa, dois menores apreendidos, 25 motos recolhidas e 162 autuações. A maior parte das multas foi por participação de evento em via pública sem permissão, escapamento livre, licenciamento vencido, dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH), placa encoberta ou torta, entre outras.
A PRF montou o cerco após receber denúncias de que um grupo estava realizando rachas e manobras arriscadas na BR-448, e, após, seguiram para a BR-290, no sentido Capital- Litoral.
Em entrevista ao programa Madrugada Gaúcha, da Rádio Gaúcha, o porta-voz da PRF, Rodrigo Zanini, afirmou que havia menores de idade entre os envolvidos.
— Um adolescente de 15 anos e outro de 16, ambos de Nova Santa Rita, estavam com duas motos, sendo que uma delas tinha cerca de R$ 11 mil em multas, enquanto que a outra estava com chassi suprimido. Um dos jovens afirmou que usaria a moto até ser pego e perdê-la, o que ocorreu hoje. Ambos foram encaminhados para Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (DECA) — disse.
Ainda conforme a PRF, outros dois motociclistas, ao perceberem que não conseguiriam fugir, jogaram as motos por cima de um guard rail, as quais caíram em um barranco. A corporação informou, também, que o grupo combinou pelas redes sociais a realização de rachas em rodovias da região metropolitana, como BR-290, BR-448 e BR-116.
A orientação é para que motoristas que flagrarem essas situações liguem para o telefone 191.