A ação lançada pela Polícia Civil para reduzir homicídios e combater o tráfico de drogas resultou no cumprimento de 299 mandados de busca e apreensão e em 126 prisões a partir de ordens judiciais. Também houve 77 prisões em flagrante.
A ofensiva, que teve apoio da Brigada Militar e foi realizada em diferentes regiões do Estado, começou na quinta-feira (1º) e se encerrou na manhã de sábado (3).
Também houve a apreensão de armas - 10 pistolas, 21 revólveres e cinco armas longas - e de drogas. Os agentes localizaram 84,6 quilos de maconha, 3,4 quilos de crack e 7,1 quilos de cocaína. Um dos focos da ação foi o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão que estavam em aberto.
O trabalho teve atenção especial na região metropolitana de Porto Alegre e no município de Rio Grande, que registra número recorde de assassinatos no ano. Um homem apontado como líder da maior facção criminosa que atua na cidade do sul do Estado foi preso. As regiões da Serra e de Santa Maria também registram mobilização.
Na sexta-feira (2), o chefe da Polícia Civil, delegado Fábio Motta Lopes, explicou:
- A polícia vem cumprindo mandados isoladamente todos os dias, mas quando a gente concentra em uma semana e realiza no mesmo dia, isso também tem efeito pedagógico. Mostra para a sociedade que a polícia vem agindo e mostra para os criminosos que, mais cedo ou mais tarde, eles serão também alvo dessas operações.
Os agentes recolheram ainda R$ 284,4 mil. O efetivo empregado foi de 1,8 mil policiais e 582 viaturas.