Os seis batalhões da Brigada Militar responsáveis pela segurança de Porto Alegre estão com novos comandantes. As trocas de oficiais ocorrem em meio a guerra de facções criminosas na Capital e na Região Metropolitana. Na semana passada, ao menos 15 pessoas foram mortas na Grande Porto Alegre, em ocorrências relacionadas a este confronto.
As mudanças ocorreram após a troca do comandante do policiamento da Capital. O coronel Luciano Moritz Bueno assumiu o cargo que era ocupado pelo coronel Fernando Gralha Nunes, que foi para a reserva. A partir disso, ela fez modificações na sua equipe de trabalho. Além das mudanças nos batalhões da Capital, houve ainda mudança nos comandos de alguns batalhões da Região Metropolitana (veja a lista de mudanças abaixo). GZH apurou que as trocas foram efetivadas 1º de setembro.
O comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli, não confirma que as trocas de comando nos batalhões tenham relação com a guerra entre as facções criminosas.
— A Brigada Militar, inserida no seu processo de gestão, realiza, periodicamente, a movimentação de oficiais comandantes de unidades visando sempre a melhoria dos serviços prestados aos gaúchos — afirmou Feoli.
Conforme o comandante da BM, as movimentações "buscam colocar oficiais superiores em postos de comando inseridos em contextos diferentes, como Capital, Região Metropolitana e Interior". O objetivo, segundo ele, é a preparação dos gestores para os diversos desafios.
— Também oportuniza que a experiência e as boas práticas de gestão possam ser implementadas em diferentes órgãos de polícia militar, além de atender um movimento natural de ingresso na reserva da instituição daqueles oficiais que já atingiram o tempo de serviço — argumenta o comandante.
As mudanças na BM
- Coronel Luciano Moritz Bueno assumiu o Comando de Policiamento da Capital
Em Porto Alegre:
- Tenente-coronel Samaroni Teixeira Zappe assumiu o 19º BPM
- Tenente-coronel Fávio da Silva Schmitt assumiu o 9º BPM
- Tenente-coronel Daniel Araújo de Oliveira assumiu o comando do 11º BPM
- Tenente-coronel Alexandre Pereira Cardozo assumiu o 1º BPM
- Major Fabiano Henrique Dorneles assumiu o 21º BPM
- Tenente-coronel Rafael Tiarajú assumiu o 20º BPM
Na Região Metropolitana:
- Tenente-coronel Clodemilton Silva Bueno assumiu o 17° BPM, em Gravataí
- Tenente-coronel Ivens Giuliano Campos dos Santos assumiu o 26º BPM, em Cachoeirinha
- Tenente-coronel Jacques Fernando Pires Ackermann assumiu o comando do 3º BPM, em Novo Hamburgo
- Tenente-coronel Paulo Rogério dos Santos Alberti assumiu o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Caí