Uma operação foi deflagrada na noite desta quinta-feira (11), na galeria A do presídio regional de Caxias do Sul, na Serra. Entre 19h e 21h30min, os 212 detentos alocados nas 25 celas da galeria passaram por uma inspeção no pátio.
Batizada de Operação Paraíso, a ação faz parte de uma investigação da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), sob comando do delegado Luciano Righês Pereira, e foca em uma organização criminosa especializada em estelionatos e extorsões que utilizaria a galeria como um "verdadeiro escritório do crime", segundo o delegado.
A operação consistiu no cumprimento de mandados de busca e apreensão na galeria A. Conforme a Polícia Civil, durante a investida, foram apreendidos diversos celulares, drogas, dinheiro, um notebook, entre outros objetos. Os apenados foram conduzidos até a área externa do presídio sob coordenação da Draco.
A operação contou com 54 policiais civis, incluindo agentes das delegacias de polícia integrantes da 8ª Delegacia de Polícia Regional Integrada, além de 42 policiais penais do Grupo de Intervenção Rápida (GIR-7) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e dois agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os agentes também tiveram apoio de um cão farejador para auxiliar na vistoria.