A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) confirmou um tumulto no Presídio Regional de Pelotas, no sul do Estado. Presos chegaram a atear fogo em colchões e outros materiais em uma das galerias do estabelecimento prisional no início da noite desta terça-feira (31). A Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados e conseguiram conter a confusão antes que se tornasse uma rebelião.
De acordo com a Susepe, o incêndio foi controlado. Agentes penitenciários seguiram trabalhando na sequência na revista da casa prisional. Até o momento não há informações sobre a ocorrência de feridos.
A Susepe também informou que o motivo do tumulto está sendo investigado. O secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, e o superintendente da Susepe, José Giovani Rodrigues de Souza, estiveram reunidos, monitorando e orientando a tomada de decisões, informou o órgão.
O presídio de Pelotas foi projetado para acomodar 382 presos. No entanto, segundo projeção mais recente, há 656 detentos atualmente.