O Rio Grande do Sul foi destaque no Fantástico deste domingo (27), no ar pela RBS TV, por motivos condenáveis. Em reportagem especial sobre laboratórios clandestinos de impressão de dinheiro falso ao redor do Brasil, o programa mostrou uma abordagem realizada na cidade de Veranópolis, na Serra.
Nas gravações, é possível acompanhar o momento em que um homem é preso em flagrante pela Polícia Federal, ao receber um pacote de cédulas falsas em sua residência. Em um primeiro momento, ele procura negar, afirmando que "não estava esperando nada dos Correios". O pacote, no entanto, contém seu nome.
Na iminência de ser preso, contudo, o suspeito decide pedir socorro chamando a mãe. Ele grita por ela algumas vezes, antes de ser respondido, quando grita para ela por uma última vez:
— Mãe, estão me prendendo.
Os policiais presentes acharam graça da situação, com um deles chamando atenção para o passado do suspeito:
— Tu já tem ocorrência de cédula falsa, tu tem uma porrada de ocorrência. Então não vem com essa historinha, ninguém aqui é bobo.
De acordo com a reportagem, mais de 24 laboratórios de falsificação de cédulas e moedas foram descobertos pela Polícia Federal nos últimos dois anos e 10 meses, com casos em Bagé, também no Rio Grande do Sul, Sarandi, no Paraná, e Araçatuba, em São Paulo. Os investigadores acreditam que o trabalho da PF o impediu a circulação de mais de 250 mil notas falsas.