A diretoria da Escola Estadual Frantz Machado Charão, em Gravataí, na Região Metropolitana, ainda não tem uma estimativa dos prejuízos causados por três atos de vandalismo que foram registrados no local. Conforme a direção, as ações dos vândalos ocorreram entre um intervalo de 24 horas.
A primeira foi durante a manhã desta quarta-feira (12), com a destruição de portas e vidros. No período da noite, novas ações foram registradas e, durante a madrugada desta quinta-feira (13), uma nova investida foi realizada pelos suspeitos.
A escola possui sistema de alarme e monitoramento eletrônico e tanto a empresa privada quanto a Brigada Militar estiveram no local durante as ocorrências, mas ninguém foi encontrado. De acordo com a coordenadora pedagógica da instituição, Rosângela Zanleeuzen dos Santos, nada foi levado pelos vândalos.
—Eles não roubaram nada, foi puro vandalismo mesmo. Danificaram portas, quebraram vidros. Nós ficamos bastante chateados, pois estamos aqui preparando a escola para receber os alunos e fazem algo desse tipo — afirmou.
As imagens das câmeras de monitoramento serão entregues para a Polícia Civil. Nas gravações é possível localizar pelo menos quatro pessoas realizando os atos de vandalismo. Ainda segundo a diretoria da escola, não há suspeitas de que as ações tenham ocorrido com a participação de algum estudante.