O ano de 2021 ainda não acabou, mas a Polícia Rodoviária Federal (PRF) já bateu o recorde anual de apreensão de drogas no Rio Grande do Sul. São 31,6 toneladas apreendidas desde o início do ano, 800 quilos a mais do que a quantidade confiscada em todo o ano de 2020, detentor do recorde anterior. Segundo estimativa da PRF, o volume capturado poderia render R$ 350 milhões ao tráfico.
Em 2021, foram 255 ocorrências de tráfico de drogas registradas pela PRF no Estado. Entre elas, as duas maiores foram uma apreensão em janeiro, quando uma carreta que levava cerca de seis toneladas de maconha foi interceptada em Fontoura Xavier, na região Norte, e em agosto, quando meia tonelada de cocaína foi encontrada em um automóvel em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana.
No total apreendido, estão inclusas 29,7 toneladas de maconha e 1,7 tonelada de cocaína, quantidades superiores a todos os anos da série histórica da PRF. Em comparação, foram 16 toneladas de drogas apreendidas em 2019 e 30,8 toneladas em 2020. A instituição destaca o investimento em inteligência policial, tecnologias, equipamentos, treinamentos e o comprometimento dos agentes como fatores para o aumento anual nas apreensões.