Após o assassinato de Diego de Carvalho Fontinel, 32 anos, conhecido como Alemão da Praia, em Porto Alegre, na manhã desta segunda-feira (13), a Brigada Militar efetuou a apreensão de armas e munições em Canoas, na Região Metropolitana. Segundo a Polícia Civil, Fontinel era líder de uma facção que atuava no bairro Mathias Velho, em Canoas, mesmo ponto onde ocorreu a apreensão.
O comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar (15º BPM) de Canoas, o tenente-coronel Jorge Dirceu Filho, explica que, após a ocorrência na Capital, a BM recebeu uma série de denúncias que culminaram na apreensão desta tarde, na Rua Candelária.
— A primeira informação era de que um grupo de criminosos estaria se reunindo na casa desse rapaz que morreu em Porto Alegre. Fomos averiguar e deparamos com uma grande quantidade de veículos reunidos no local, inclusive duas motocicletas que estavam em situação irregular. Seguimos recebendo informações, e uma dessas foi de um possível depósito de armas no Mathias Velho. Havia alguns homens no local e pelo menos três empreenderam fuga — diz o comandante.
A investida, que contou com o apoio do helicóptero da Brigada Militar, teve o objetivo de impedir que possíveis retaliações à morte de Fontinel pudessem ocorrer no bairro. O comandante pontua, entretanto, que não é possível afirmar que há conexão entre a apreensão e o grupo ao qual o traficante pertencia, mas ele recorda que, quando o irmão do mesmo foi morto em uma emboscada há alguns meses, a BM também reforçou o efetivo. Um homem foi preso e conduzido à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Canoas.
Material apreendido
No depósito, foram localizados um fuzil calibre 556 com três carregadores com capacidade para 30 munições; um carregador de pistola calibre .40 com capacidade de 14 munições; três carregadores calibre 9mm com capacidade para 18 munições; seis carregadores prolongado 9mm com capacidade para 30 munições; dois carregadores de calibre .40 com capacidade para 22 munições; dois carregadores de calibre .40 com capacidade para 30 munições; um carregador de calibre 9mm com capacidade para 30 munições.
Também foram apreendidos mais carregadores; duas toucas ninjas; um par de luvas; uma balança de precisão; munições diversas; uma pistola calibre 9mm; uma pistola marca Canik calibre 9mm com numeração raspada; uma pistola marca Sarsilmaz calibre 9mm com numeração raspada; uma pistola marca Glock modelo G22 com numeração raspada calibre .40 com um Kit Rone; um revólver da marca Taurus calibre .38. Um notebook e cinco placas de colete balístico com capa também foram encontrados no local.
Ainda foram apreendidas drogas: 1,3g de maconha e 1,5g de crack.