Um homem de 68 anos foi preso por contrabando em Pontão, no norte do Estado, nesta quinta-feira (21). Na ocorrência, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 350 mil maços de cigarros que estavam na carga do bitrem Iveco, dirigido pelo suspeito. Segundo a PRF, o destino final era a Região Metropolitana.
A prisão, que ocorreu por volta do meio-dia, iniciou após uma notificação de que um motorista teria desviado da fiscalização na BR-386. Os policiais se deslocaram e começaram a fazer buscas na região. Em Pontão, encontraram o bitrem estacionado em um posto de gasolina.
Próximo dali, o homem foi abordado e negou ser o motorista do veículo. A afirmação foi desmentida após os agentes realizarem a revista pessoal. Em um bolso dele, foram encontradas as chaves do veículo. Além disso, ao abrirem as portas do caminhão, os policiais encontraram os documentos pessoais do suspeito na cabine.
Dando continuidade à investigação, os agentes localizaram uma nota fiscal no porta-luvas que dizia que ele estaria transportando 38 toneladas de grãos. No entanto, ao checarem a carga, notaram que, em vez de grãos, o homem estava levando, ilegalmente, maços de cigarros. A quantidade apreendida é de aproximadamente 350 mil maços, e o valor estimado da carga é superior a R$ 1,5 milhão.
Segundo os policiais, o homem já tinha antecedentes por esse mesmo tipo de crime, registrado pela PRF do Mato Grosso. Natural de São Miguel do Oeste, em Santa Catarina, ele foi encaminhado até a Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA) de Passo Fundo para registro da ocorrência.
Produção: Henrique Abrahão