A Polícia Civil e a Brigada Militar realizaram, na manhã desta sexta-feira (30), a Operação Retomada, em investigação sobre homicídios que aconteceram no bairro Restinga, no extremo-sul de Porto Alegre. Foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão por 80 policiais. Foram utilizadas 35 viaturas, canil e helicóptero em ofensiva que teve a captura de um foragido e apreensão de drogas, celulares e câmeras de vigilância.
O objetivo da operação, segunda a polícia, era desorganizar os pontos de tráfico das facções criminosas atuantes no bairro Restinga. Conforme os policiais, a disputa territorial por esses locais deixou 11 vítimas nos últimos cinco meses.
Segundo a Polícia Civil, os agentes também verificaram a retirada forçada de moradores de suas casas pelos criminosos, que usavam os locais para morar, traficar e esconder armas e drogas.
A investigação teve início a partir da apuração de um homicídio em 12 de junho de 2021, na Avenida Dr. João Dentice, na Restinga. Na ocorrência, um homem foi morto com diversos disparos à luz do dia, em meio a adultos e crianças. Os atiradores saíram do veículos e dispararam contra a vítima que, conforme a polícia, estava em um ponto de tráfico e atuava para a facção contrária.