Considerado um dos foragidos mais procurados da Divisão de Homicídios da Polícia Civil de Porto Alegre, um homem de 27 anos foi preso preventivamente nesta terça-feira (15), no bairro Camaquã, na zona Sul da Capital.
Conforme a polícia, ele teria envolvimento nos seis homicídios registrados no começo do ano no bairro Jardim Carvalho, na Zona Leste. As mortes, que ocorreram em um intervalo de 48 horas, teriam sido motivadas por disputa por território do tráfico de drogas na região. O homem não teve a identidade revelada pelas autoridades.
O foragido foi localizado no interior de um esconderijo na Zona Sul, e não esboçou reação durante a abordagem, segundo as equipes.
Conforme o delegado à frente da ação desta terça, Gabriel Lourenço, da 5ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa da Capital, o homem era o único que ainda estava foragido após a Operação Constrição, que atuou para desarticular o grupo criminoso responsável pelos ataques no começo do ano:
— Era um dos foragidos mais procurados da Divisão de Homicídios. O Setor de Inteligência realizou uma série de levantamentos para localizar o homem e, hoje, fizemos um cerco no local e o capturamos.
O preso possui antecedentes criminais pelos crimes de homicídio e tráfico de drogas. Ele está na delegacia e aguarda vaga no sistema prisional.
Entre o final de janeiro e o começo de fevereiro deste ano, a região do bairro Jardim Carvalho foi palco de intensas disputas por pontos de tráfico de drogas. Seis mortes foram registradas.
Na época, a investigação indicou que cinco dos seis mortos eram ligados ao grupo criminoso que controla o comércio de entorpecentes no Jardim Carvalho, facção que tem berço no bairro Bom Jesus. Apenas um dos mortos era ligado a outro grupo criminoso.