Uma profissional da saúde de São Leopoldo foi agredida física e verbalmente durante drive-thru de vacinação no Largo Rui Porto, neste sábado (20). O fato foi relatado pela prefeitura da cidade por meio de uma nota publicada no Facebook.
Na publicação, é detalhado que uma dentista, integrante do grupo prioritário, recebeu a dose do imunizante contra a covid-19. O seu filho, um educador físico, que a acompanhava na vacinação, também solicitou ser imunizado. Contudo, a servidora municipal informou que ele não estava contemplado na lista de profissionais de saúde que seriam imunizados neste sábado, afirma a prefeitura.
Ao ouvir a negativa por parte da vacinadora, ele passou a agredir verbalmente as servidoras do drive-thru. A mãe dele, por sua vez, atacou fisicamente a servidora municipal com uma chave de pescoço e tirou à força a seringa das mãos da vacinadora, conforme descrição do Executivo do município do Vale do Sinos. A Guarda Civil Municipal (GCM) precisou intervir para controlar a situação.
O fato foi registrado em um boletim de ocorrência. A vítima teve uma laceração leve em uma das mãos, foi ao hospital para realizar exame de corpo de delito, mas passa bem, segundo a prefeitura de São Leopoldo.
Ainda no comunicado, foi ressaltado que, em função do baixo número de doses repassadas pelo Ministério da Saúde, estão sendo priorizados, neste momento, profissionais que lidam diretamente com a doença. O Executivo de São Leopoldo informou ainda que "assim que mais doses forem recebidas, os educadores físicos e demais profissionais serão contemplados". Além de repudiar o ocorrido, a prefeitura pontuou que reforçará o patrulhamento para garantir a segurança dos vacinadores.