Depois da entrega, nesta semana, de 41 viaturas semiblindadas que foram encaminhadas para a Polícia Civil, o governo do Rio Grande do Sul informou nesta sexta-feira (8) que agentes de segurança da Região Metropolitana terão mais 73 viaturas entre final de janeiro e início de fevereiro. Antes, o critério adotado foi contemplar locais com veículos sucateados, agora serão priorizadas cidades com maiores índices de criminalidade.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), Porto Alegre e outras cidades da Região Metropolitana serão o destino dos novos veículos. São 53 caminhonetes Hilux para a Brigada Militar e 20 para a Polícia Civil. Todas resistentes a disparos de armas como pistola e com portas que podem ser usadas como escudos em tiroteios. A SSP destaca que, em breve, vai informar quais cidades, além de quais batalhões ou delegacias, terão estes veículos, bem como valores e de onde a verba é proveniente.
O órgão ainda destaca que existe uma determinação do governador Eduardo Leite para que, a partir de agora, só sejam adquiridas viaturas semiblindadas.
A SSP já antecipa que a Brigada Militar vai receber ainda neste ano mais 103 viaturas semiblindadas. Não há informações sobre datas.